TRADUTOR

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O IBGE divulga, ontem, dia 10 de fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),

O IBGE divulga, ONTEM, dia 10 de fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), este último componente do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), todos tendo como referência o mês de janeiro do corrente.  
        O IPCA do mês em tela foi de 0,56%, situando-se 0,06 ponto percentual acima do detectado no mês anterior, que foi de 0,50%. O acumulado dos últimos 12 meses chega na casa dos 6,22%. Dentre as regiões que integram o universo pesquisado, a região metropolitana do Rio de Janeiro apresentou o maior índice no mês em tela, 1,11%, enquanto na região metropolitana de Fortaleza foi detectada a menor taxa de inflação, 0,07%.  
        O INPC do penúltimo mês do ano foi de 0,51%, taxa igual à detectada no mês anterior. Considerando os últimos 12 meses, o índice chega a 5,63%. Dentre as regiões pesquisadas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram os maiores índices no mês: 1,48% e 0,79%, respectivamente. Já os menores foram constatados nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Fortaleza, que acusaram taxas respectivas de 0,15% e 0,03%.  
        O levantamento de preços do IPCA/INPC é feito nas 9 principais regiões metropolitanas do país, acrescidos  do município de Goiânia e da cidade de Brasília. A metodologia é a mesma para ambos os índices, o que altera é o quanto determinadas famílias, do ponto de vista da renda monetária auferida, são impactadas pela movimentação de preços de uma dada cesta de bens e serviços por elas consumida. No IPCA, a variação de preços de bens e serviços atingem famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC se refere às famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe assalariado.
        A coleta de dados tanto do IPCA quanto do INPC foi realizada no período de 29 de dezembro de 2011 a 27 de janeiro de 2012, considerado período de referência, sendo os preços aí levantados confrontados com aqueles pesquisados no período base de 30 de novembro a 28 de dezembro de 2011. É imperioso informar que os índices apresentados acima estão livres de influências sazonais.
        Tanto o IPCA quanto o INPC passam doravante a ser calculados com a nova ponderação obtida através da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009.        
       O INCC, no mês de janeiro de 2012, ficou na casa de 0,59%, taxa superior à detectada no mês de dezembro, que foi de 0,12%. O levantamento de preços do INCC é realizado em todo o território nacional, e é fruto de uma parceria com a Caixa Econômica Federal.
        O custo médio do m² no Brasil no referido mês foi de R$814,43. No Maranhão, o valor foi de R$820,67, o maior valor dentre todas as unidades da federação situadas na região Nordeste.
        O site www.ibge.gov.br possui arsenal de informações sobre todas as pesquisas levadas a cabo pela maior instituição oficial de dados estatísticos do Brasil.

CORECON -MA