TRADUTOR

domingo, 12 de junho de 2011

Mercado de motos:Análise quanto ao crescimento e geração de emprego no município de Imperatriz-MA / Características Econômicas de Imperatriz-MA




Com os dados sobre a característica econômica de Imperatriz, podemos observar que a cidade tem uma ótima posição geográfica e um forte potencial para que haja um desenvolvimento no segmento de motos, através da iniciativa dos pequenos e grandes empresários que atuam no segmento, podendo por meio de suas qualificações, expandirem seus negócios pelas demais regiões que dependem do comercio local de Imperatriz que se torna um entreposto comercial às cidades vizinhas e assim, as características econômicas de Imperatriz são:

·        Área Territorial: 1.368km2
·        População: 247.553
·        Ano de Instalação: 1856
·        Microrregião: Imperatriz
·        Mesorregião: Oeste Maranhense
·        Altitude da Sede: 116 m
·        Distância da Capital: 484,3 Km
·        IDH – 0, 722 PNUD/2000
·        PIB – R$ 1.745.264.000 IBGE/2005
·        PIB PER CAPITA – R$ 7.598,97 IBGE/2005

Fonte: IBGE (2010)

A população total do município era de 230.566 de habitantes de acordo com o censo demográfico do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2000), sua área é de 1.368 km2 representando 0.412% do Estado, 0,088% da região, 0.0161% de todo território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.722, segundo Atlas de Desenvolvimento Humano PNUD/2000.



Através do gráfico 01 podemos observar que ouve um equilíbrio populacional em Imperatriz entre 2002 a 2006, com uma queda em 2007 de 1,27%, um percentual bem razoável, para o crescimento econômico e o  populacional ocorra têm que haver um equilíbrio, pois de acordo com, SILVA (2006):


Que para Malthus,entendia que a população crescia muito e rápido em relação aos recursos disponíveis e em conquência torna-se no longo prazo um impedimento econômico,já os otimistas acreditavam que o crescimento populacional estimulavam o consumo e o oferecia a mão-de-obra necessária ao crescimento econômico.(SILVA,2006,p.28).


 Índice de Desenvolvimento Humano


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga todos os anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A elaboração do IDH tem como objetivo oferecer um contraponto a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), e parte do pressuposto que para dimensionar o avanço não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

No IDH estão equacionados três sub-índices direcionados às análises educacionais, renda e de longevidade de uma população. O resultado das análises educacionais é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada nos três níveis de ensino (fundamental médio e superior). Já o resultado do sub-índice renda é medido pelo poder de compra da população, baseado pelo PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torná-lo comparável entre países e regiões, através da metodologia conhecida como Paridade do Poder de Compra (PPC). E por último, o sub-índice longevidade tenta refletir as contribuições da saúde da população medida pela esperança de vida ao nascer. (PNUD, 2010).
O IDH medi o índice de desenvolvimento é medido pelo conceito mostrado por, SOUSA (2005) da seguinte forma:

Esse índice mede o nível de desenvolvimento dos países, regiões, neste último caso com algumas adaptações. O IDH é calculado pela média simples de três componentes: (A) longetividade, educação, (taxa de analfabetismo, peso 2/3, e taxa de matricula nos três níveis de ensino, peso1/3 e nível de renda (PIB real per capita em dólares PPC).O IDH varia de 0 a 1 ( desenvolvimento humano baixo (IDH<0,499); desenvolvimento médio (0,5<IDH 0,799), desenvolvimento humano alto (IDH >0,800).(SOUSA,2005,p.17).


Observa-se através do cálculo do IDH que Imperatriz com seu índice de 0, 722 é classificado como um desenvolvimento médio.


Tabela 02: PIB e PIB per capita de 2002 2005


ANO
PIB
PIB PER CAPITA
2002
R$ 1.101.911.070.00
R$ 4.767.21
2003
R$ 1.235.226.040,00
R$ 5.338.12
2004
R$ 1.348.015.270.00
R$ 5.811.60
2005
R$ 1.745.264.000.00
R$ 7.514.40
         FONTE: IBGE (2008), elaborado pelo autor.


Com estes dados econômicos podemos observar que o mercado de moto de Imperatriz pode esta se desenvolvendo, pois Imperatriz tem características favoráveis para o setor, já que a motocicleta é de fundamental importância à sociedade, como um meio de transporte acessível a todos os níveis sociais pelo seu baixo valor agregado, e por ser um meio de transporte ágil no setor urbano.      Conforme as tabela anexa “A” podemos ver que a quantidade de motos em Imperatriz, nos dias atuais, é maior que a dos demais veículos, já no anexo “B” veremos a quantidade de motocicletas emplacadas em Imperatriz, no período de 2002 a 2007.  


ANEXO A: Tabela de Frota de Veículos de Imperatriz-MA



Quantidade
%
Gráfico

Motocicleta
29.640
42,52
42.52%

Automóvel
21.164
30,36
30.36%

Motoneta
7.363
10,56
10.56%

Caminhonete
3.983
5,71
5.71%

Caminhão
2.317
3,32
3.32%

Camioneta
1.992
2,86
2.86%

Ciclomotor
1.291
1,85
1.85%

Reboque
1.051
1,51
1.51%

Ônibus
243
0,35
0.35%

Semi-reboque
190
0,27
0.27%

Microônibus
151
0,22
0.22%

Utilitário
151
0,22
0.22%

Caminhão-trator
148
0,21
0.21%

Triciclo
17
0,02
0.02%

Side-car
2
0
0.00%

Trator de esteiras
1
0
0.00%

Total:
69.704
100.00


                                 Fonte: DETRAN (2009)

ANEXO B: Quantidade de motocicletas emplacadas em Imperatriz, no período de 2002 a 2007.


ANO
2002
2003
2004
2005
2006
2007
QUANT.
1.608
2.010
3.086
4.250
4.642
7.148
              Fonte: Assohonda/Fenabrave(2008)




Autor: Wagner Sousa


                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário