A classe média brasileira tem um potencial de consumo de R$ 1 trilhão por ano, valor equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de Argentina, Portugal, Uruguai e Paraguai somados. O resultado é de uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular e que traçou um perfil da nova classe média do país.
O estudo ouviu 18 mil pessoas em 26 estados e está sendo apresentado nesta segunda-feira (8) durante um fórum que acontece em Brasília e é organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República.Cerca de 104 milhões de brasileiros, de uma população total de 193 milhões, compõem esta nova classe média. Destes, 51% são mulheres e, 48%, pretos e pardos. A renda domiciliar média deste grupo é de R$ 2.295.
O estudo verificou que 59,1% dessas pessoas possuem cartão de crédito e 52,7% têm conta em banco. Quando questionados se dispõem de computador em casa, 52,5% responderam que sim. E 57,6% disseram que acessam a internet.
A classe C tem 36 milhões de pessoas que participam de redes sociais – nas classes A e B, juntas, são 13 milhões. Cerca de 80% da classe média espera um futuro melhor. O otimismo é maior entre os moradores do nordeste (89%) e norte (88%). O menor percentual está no sul, com 75%.
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