Canadá e o bloco comercial Mercosul vão realizar discussões exploratórias para fortalecer seu relacionamento, disse o ministro do Comércio canadense, Ed Fast, nesta sexta-feira (24).
Fast não chegou a dizer que o objetivo final é uma zona de livre comércio, algo que o Mercosul e a União Europeia estão tentando alcançar, mas sem sucesso até o momento. O atual líder do Mercosul falou em um comunicado.
- Tenho esperanças de que as discussões exploratórias possam nos ajudar a incrementar nossos laços comerciais com o Mercosul, maior mercado comum na América Latina", disse Fast no Paraguai,
Os outros membros do bloco são Brasil, Argentina e Uruguai. O Mercosul só possui acordos de comércio com países menores como Israel e Egito. O bloco, que agrega uma população de 250 milhões de pessoas, nunca tentou fechar um acordo com os Estados Unidos.
Negociações com a União Europeia tropeçaram nas discussões sobre subsídios agrícolas da UE e disputas sobre barreiras tarifárias, além do acesso a produtos industrializados a determinados mercados.
- Embora estejamos nos estágios iniciais dessas discussões, sabemos que existem oportunidades comerciais em potencial nesse mercado que merecem maiores diálogos.
O comunicado afirmou que o Mercosul oferece oportunidades para empresas canadenses nos setores areoespacial, ciências biológicas, infraestrutura, telecomunicações e tecnologia da informação, tecnologias limpas, mineração, e petróleo e gás.
O comércio bilateral entre o Canadá e o Mercosul totalizou 8 bilhões de dólares em 2010.
Copyright Thomson Reuters 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário